Carolina Ricardo

(Enfermeira especialista em saúde infantil e pediatria)

Licenciada em Enfermagem pela ESEL – pólo Calouste Gulbenkian em 2009, Mestre e Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria desde 2014, também pela ESEL. Como experiência profissional destacam-se a de Enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital de Dona Estefânia; a de Professora de Yoga Baby, certificada pela Escola Sunshine Yoga Baby & Kids (2016); a de Instrutora de Massagem Infantil, certificada pela Associação Portuguesa de Massagem Infantil (2008); a de Formadora, certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (2010); e a de Professora de Natação nas Piscinas Municipais de Loures – Gesloures, certificada pela Federação Portuguesa de Natação (2006). Em 2016 foi Mãe de uma Princesa, o que contribuiu para a criação do projeto Árvore dos Bebés, um Centro de Atividades para Grávidas, Bebés e Crianças com enfoque no desenvolvimento infantil, onde é responsável pela Gestão e Coordenação do Centro, bem como exerce funções de Instrutora de Massagem para bebés, Professora de Yoga Baby, Formadora de Suporte Básico de Vida e colabora no Curso de Preparação para o Nascimento.

Catarina Gaspar

(Doula)

Sou doula de coração e por vocação, oficialmente, desde 2014, quando iniciei a formação na Rede Portuguesa de Doulas com a Luísa Condeço.

Sempre me deslumbrei com a gravidez, a maternidade e os bebés e quanto mais relembro os conhecimentos e a sabedoria que trago em mim, mais apaixonada fico por esta fase da vida em que doamos a vida.

Acredito no poder de cada uma de nós, acredito na imensa sabedoria dos bebés e acredito que para o mundo mudar, as mulheres precisam de se conectar consigo, servindo de ninho para a humanidade, parindo-a e educando-a em Amor, Respeito e Harmonia.

Sou Guardiã do Ventre, da Vinculação Intra e Extra-Uterina, do Parto Humanizado, da Amamentação e da Parentalidade Consciente.

Pratico Yoga desde 2011, Kundalini Yoga desde 2014 e em 2016 fiz formação de Professores de Kundalini Yoga (nível I) na Karam Kriya School, na Quinta do Rajo. Actualmente dou aulas de Kundalini Yoga para mulheres em Pré-Concepção, durante a Gravidez e no Pós-Parto.

Assim como eu floresci para e com a vida, quero ser o teu espelho, para que possas também tu reconhecer o teu poder, a tua verdade e a tua luz.

Estou inteiramente disponível e entregue para te acompanhar neste processo, que começa quando tu decidires – antes de Conceberes, durante a Gravidez, no Parto e no Pós-Parto.

Raquel Vaz

(Psicóloga Clínica)

Licenciada em 2002, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Ao longo do percurso profissional tem investido na área da Psicologia clínica, através da sua formação (mais recentemente, os cursos “Play Therapy para crianças e adolescentes” “Certificação Internacional de Coaching”) e na colaboração em projetos (destacando-se a Umbilical – Associação pela promoção do bem-estar emocional na gravidez e pós-parto, como sócia-fundadora), experiências e partilhas que têm contribuído para o desenvolvimento de competências e de técnicas que permitem atuar ao nível da prevenção, da avaliação e em processos de reabilitação e/ou psicoterapia de apoio.

A sua intervenção passa pelo papel de formadora, abordando temáticas relacionadas com psicologia do desenvolvimento e parentalidade. Pelo papel de psicóloga clínica, através de consultas dirigidas a crianças, jovens e adultos, no âmbito de processos psicoterapêuticos. E pelo papel de mãe de dois filhos, o que lhe trouxe uma compreensão vivencial acerca do desenvolvimento materno-infantil e sobretudo da perspetiva parental e familiar.

É sobretudo apaixonada pelas relações humanas e pelos seus caminhos e labirintos que tornam a experiência da vida mais desafiadora! E como um desafio aceitou fazer parte deste projeto. Porque acredita no trabalho em equipa, numa intervenção multidisciplinar, de modo a possibilitar o reajustamento emocional do indivíduo e/ou grupo e a promoção de qualidade de vida. Porque acredita na importância da atuação do psicólogo clínico no contexto de uma sintomatologia associada a algum transtorno psicológico no período perinatal, permitindo um entendimento mais alargado de quem vivencia esse mesmo transtorno e de quem faz parte da sua rede de apoio informal ou formal. E porque acredita que a felicidade de cada ser começa desde o momento em que existe no pensamento de alguém.

Ana Melo

(Terapeuta de Shiatsu)

Terapeuta de Shiatsu desde 2011, formada na Escola de Shiatsu de Portugal (Instituto Macrobiótico de Portugal), afiliada da Escola Internacional de Shiatsu de Kiental (Suíça). O que começou por um gosto pela massagem, cresceu para algo muito maior quando iniciei o meu percurso no Shiatsu. Os três anos de curso que realizei trouxeram-me imensas aprendizagens e novos percursos na minha vida, tanto pessoal, como profissionalmente.

Iniciei a prática de meditação, após o curso de introdução e intermédio de Meditação no Centro Budadharma. Fiz o curso de Comunicação Não-Violenta, Sabedoria do Corpo, Mindfulness, também no Centro Budadharma, os quais me levaram a uma maior compreensão acerca do nosso corpo e da sua linguagem.

Desde 2012 integro o coletivo Satori Shiatsu, composto por colegas/amigos de curso completamente apaixonados pelo poder do toque que o Shiatsu proporciona.

Entre 2014 e 2016 dei Shiatsu no Centro Comunitário de Linda-a-Velha.

Desde 2015 dou Shiatsu no centro Mom & Me, em Campo de Ourique e no Rato, trabalhando com grávidas, mães, bebés e crianças.

Em 2015 houve uma nova viragem na minha vida. As alterações emocionais vividas após o nascimento da minha filha, levaram-me a uma incrível viagem de auto-descoberta e conhecimento. E passei a sentir em mim mesma o poder do Shiatsu, na sua capacidade de nos (re)conectarmos com o essencial e atingirmos, assim, um estado de plenitude e felicidade.


O Centro Mulher, Filha e Mãe é um espaço de apoio à maternidade, especializado na promoção do bem-estar emocional da mulher e família na preconceção, gravidez e pós-parto.


Mulher, Filha e Mãe – Copright 2017 - Todos os direitos reservados

Receba nossas noticias:

Siga-nos